O Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, encerraram, na manhã desta sexta-feira (5), a Semana Estadual de Mobilização e Combate à Dengue, na Escola Estadual Isabel Maria das Neves, em João Pessoa, com vacinação e outras ações de prevenção. O evento, que contou com a participação de alunos, professores e equipes técnicas das duas Secretarias, está dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).
Na entrada da escola, um cartaz com tema alusivo ao mosquito Aedes aegypti chamava atenção: “Procurado pela polícia, ele tem como antecedentes criminais a transmissão da dengue, zika, e chikungunya. De nacionalidade africana, nas cores preta e branca, o seu local de nascimento é a água parada”.
A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, destacou a importância do uso da linguagem neste processo educativo no sentido de combater a dengue. “Por meio de uma linguagem clara e objetiva, com todos os estudantes da rede, esses adolescentes passam a ser multiplicadores, dentro desse processo de educação, nas suas escolas, casas, bairros e em todos os ambientes que frequentam, no sentido de ajudar no combate ao mosquito e no incentivo à vacinação”, disse.
Com o tema central “Na escola, vacinamos e combatemos o mosquito", a Semana Estadual de Saúde na Escola, durante o período de 1 a 5 de abril, nas escolas das redes municipal e estadual, desenvolveu atividades de reforço ao que preconiza o Ministério da Saúde para a eliminação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, como a atualização da caderneta de vacinação, que agora contará com o selo “Vacinação em Dia”.
A secretária executiva de estado da Educação, Elizabete Araújo, destacou a importância da parceria. “Quando duas Secretarias se unem para que a vacinação seja compreendida como a forma mais segura de combate à dengue e nas outras formas de prevenção, o resultado é satisfatório. Saúde e Educação precisam estar sempre aliadas para que possamos oferecer serviços mais eficientes à população, cada vez mais”, comentou.
Para o estudante Marcelo Kauã, de 13 anos, a manhã foi bastante produtiva. Como está na faixa etária da vacina da dengue (Qdenga) - de 11 a 14 anos - se vacinou, observou as explicações dos agentes ambientais sobre o ciclo reprodutivo do mosquito, num stand montado pela equipe de Entomologia da SES, e participou de outras atividades. “É muito importante saber de tudo sobre o mosquito, já que tem muita gente descuidada que deixa coisas com água parada que fazem o Aedes nascer, crescer e acabar picando as pessoas e passando doenças”, falou.
A abertura da Semana de Mobilização do Programa Saúde na Escola ocorreu na Escola Estadual Senador Humberto Lucena, em Campina Grande, no último dia 1º (segunda-feira) e contou com a participação de alunos, professores e a equipe técnica da Secretaria de Saúde. Durante os cinco dias da mobilização estadual, todas as 16 Gerências Regionais de Educação executaram ações de combate à dengue, nas escolas.
As ações de combate à dengue e a vacinação nas escolas da Paraíba continuam até o dia 19 de abril, seguindo a Movimentação Nacional de Vacinação na Escola, que começou, em todo país, no dia 18 de março e vai até 19 de abril, visando mobilizar e engajar a comunidade local em práticas educativas de saúde.
Mín. 24° Máx. 29°