No último dia 26 de março, durante o lançamento dos editais do Se Liga no Enem, Se Liga no Enem PPL e Desafio Nota 1000, no Centro de Formação de Educadores, em Campina Grande, foi apresentado para os presentes o "Guia de Formação de Professores". O instrumento é uma produção do Programa Desafio Nota 1000, organizado pelos professores Daniel Soares Dantas (coordenador de formação de professores) e José Carlos Ribeiro Pereira (coordenador do Desafio Nota 1000).
O guia tem como objetivo principal oferecer suporte técnico-pedagógico para o planejamento, mediação e avaliação de percursos formativos, especialmente em um contexto remoto. Desenvolvido a partir das práticas implementadas na formação continuada de professores do Programa Desafio Nota 1000, vinculado à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), o lançamento tem como objetivo compartilhar sistematicamente essas práticas, oferecendo apoio à Rede Estadual de Educação e a outros percursos formativos em diversas áreas do conhecimento, envolvendo professores da Educação Básica.
Disponível para download no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-da-educacao/consultas, o guia está acessível a todos os interessados em desenvolver percursos formativos, representando um avanço significativo na promoção da qualidade da educação na Paraíba. A iniciativa busca instrumentalizar o aprimoramento da prática docente por meio de um direcionamento metodológico para a formação continuada, visando, consequentemente, beneficiar os estudantes.
O lançamento do "Guia de Formação de Professores" ocorreu durante um evento de grande relevância para a educação no estado, que contou com a participação do secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, além de secretários executivos, gerentes regionais, professores, servidores e mais de 300 alunos de escolas estaduais da região, demonstrando o compromisso das autoridades educacionais em proporcionar ferramentas que contribuam para a melhoria constante do ensino. A disponibilização do guia para download também reflete a intenção de ampliar o acesso e incentivar a sua utilização em diversas instâncias educacionais.
“Com isso, a Paraíba se destaca mais uma vez como um polo de referência em iniciativas que visam fortalecer a formação e o desenvolvimento profissional dos educadores, sinalizando um caminho promissor para aprimorar a qualidade da educação no estado e, consequentemente, o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes”, explica a secretária executiva de Gestão Pedagógica da SEE-PB, Elizabete Araújo.
Mín. 24° Máx. 29°