A professora de matemática da rede estadual de ensino da Paraíba, Milena Monique, alcançou uma notável conquista ao receber medalha de ouro na 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Entre os 600 docentes de todo o país que participaram, apenas 10 foram premiados com essa distinção. A cerimônia de premiação, realizada online pela comissão da OPMBr em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), ocorreu na noite do dia 27 de março através do canal da Fundação Getulio Vargas (FGV). Milena atualmente leciona a matéria no Centro Estadual Experimental de Ensino-Aprendizagem (CEEEA) Sesquicentenário, em João Pessoa.
Durante a cerimônia virtual, que marcou o reconhecimento dos 67 medalhistas da competição, sendo 48 medalhas de bronze, nove medalhas de prata e 10 de ouro, Milena expressou sua gratidão e emoção por estar entre os dez melhores professores de Matemática do Brasil. A docente enfatizou a importância desse reconhecimento não apenas para si mesma, mas como uma homenagem aos professores que a inspiraram e aos estudantes que confiaram em seu trabalho e participaram ativamente de seus projetos educacionais.
“A sensação de estar entre os dez melhores professores do Brasil é de muita emoção, de muita felicidade em ter um reconhecimento em nível nacional, mas também traz muita gratidão a todos os professores que passaram na minha vida, que foram inspirações para mim. E também aos meus estudantes, que confiaram e confiam no meu trabalho, no meu potencial, que me incentivam e que abraçam os projetos para que a gente possa, juntos, realizar uma educação matemática de qualidade”, conta a professora.
Como prêmio, os 10 professores medalhistas de ouro terão a oportunidade única de participar de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, reconhecida por seu desempenho em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “Agora estou ansiosa para receber o prêmio, que é a viagem a Xangai, e aprender muito mais com eles lá, me aperfeiçoar profissionalmente e trazer muitas novidades para professores e estudantes. Então é isso, estou muito grata e muito feliz por trazer essa conquista para todos nós e espero que sirva realmente de inspiração e de referência para estudantes e profissionais da área”, completa.
Durante as fases da OPMBr, Milena apresentou uma variedade de projetos que têm como foco desmistificar o medo associado à matemática, buscando oferecer uma abordagem simples e natural à disciplina. Além disso, ela desenvolveu o projeto “Mulheres na Matemática", que inclui pesquisas, debates e a criação de jogos educativos, destacando o papel das mulheres nessa área. Outras iniciativas incluem desafios matemáticos em sala de aula e o "Matemátic-tac", um jornal matemático com redatoras meninas, visando promover a representatividade feminina no campo da matemática. Milena também organizou a "I Olimpíada Interclasse de Matemática", uma gincana entre as turmas, promoveu uma parceria com o departamento de matemática da Universidade Federal da Paraíba para palestras e conquista de bolsas de iniciação científica, entre outras ações.
A OPMBr, organizada por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), contou com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Seu principal objetivo foi estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores; incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas; entre outros. Representando o Ministério, a secretária-executiva, Izolda Cela, que recentemente esteve conhecendo as práticas exitosas da Paraíba, participou da cerimônia. Dos 67 finalistas premiados, 38 são da rede estadual.
O secretário de Estado da Educação da Paraíba, Roberto Souza, que também é advindo do ramo da matemática, parabenizou a professora pelo seu excelente desempenho e ressaltou a importância de seu trabalho na vida dos estudantes. Ele reiterou o compromisso do estado em fortalecer a educação e enalteceu o talento e a dedicação dos educadores paraibanos. “A conquista de Milena Monique é um marco significativo não apenas para sua carreira, mas também para a educação na Paraíba. O reconhecimento nacional reafirma o compromisso do estado em promover uma educação de qualidade e valorizar o trabalho dos professores, que desempenham um papel fundamental na formação dos jovens e no desenvolvimento da sociedade”, disse.
Mín. 24° Máx. 29°