Doze agentes socioeducativos do estado da Paraíba acabam de concluir o II Curso de Ações Rápidas – CAR da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac). A solenidade de formatura aconteceu na tarde desta terça-feira (26), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba – ESPEP, e habilitou os profissionais para atuar no grupo de operações especiais do sistema socioeducativo (GAR).
O II Curso de Ações Rápidas teve início no dia 05 de março com uma turma composta por 21 agentes socioeducativos, sendo 19 do Governo da Paraíba e 02 do estado de Minas Gerais, e, partir de agora, a Fundac contará com mais 10 agentes socioeducativos para ingressar no Grupo de Ações Rápidas, em caso de vacância.
Para o presidente da Fundac, Flavio Moreira, os agentes socioeducativos não são apenas responsáveis pela segurança nas unidades. São mais do que isso, são socioeducadores e o exemplo que esses adolescentes e jovens não tiveram lá atrás. “O grupamento tem a missão de proteger e preservar a vida não só dos adolescentes, mas a própria vida e a dos que estão dentro das unidades socioeducativas”, disse.
“Enquanto gestor da socioeducação do estado da Paraíba, sabemos da importância desse grupamento e a necessidade de cada unidade socioeducativa ter uma equipe treinada, qualificada e pronta para agir diante de eventualidades de maneira rápida, eficiente e com menor dano colateral possível”, enfatizou o presidente da Fundac.
Na ocasião, Flavio agradeceu a todos que vêm contribuindo para o fortalecimento da socioeducação do estado da Paraíba e frisou que todos os avanços conquistados somente são possíveis pelo olhar do Governador João Azevedo para o sistema socioeducativo, tanto em investimentos em pessoal quanto em estrutura.
A certificação do II Curso de Ações Rápidas da Fundac contou ainda com a participação de Ziza Maia (diretora técnica da Fundac), coronel Barros (coordenador de Segurança), Tenente PM Aguiar (representando o coronel Ferreira, diretor do Centro de Educação da PMPB), Francisco Medeiros (coordenador do GAR), Yanca Virgínia (coordenadora do Eixo Gestão Institucional e Pedagógica), e Herica Montenegro (membro n. 01 do I GAR), além dos agentes socioeducativos que fazem parte do I GAR, desde agosto de 2023, diretores das unidades socioeducativas, e familiares dos novos “garianos” (membros do GAR).
Mín. 24° Máx. 29°