O Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Paraíba – que transcorre no dia 2 de abril – será marcado por uma programação especial, entre os dias 2 e 4 de abril, organizada pela Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em nome do Governo da Paraíba, que tem buscado ampliar e dinamizar os serviços estaduais para garantir melhor qualidade de vida para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. A abertura da programação acontecerá no auditório Jimmy Queiroga, da Funad, a partir das 8h com o seminário que abordará o tema "Autismo e suas diversidades: valorizando as capacidades e respeitando os limites".
Durante todo o dia, serão compartilhadas experiências sobre o modelo de atenção integral à saúde da pessoa autista, como desenvolver suas capacidades e respeitar os limites das pessoas com TEA, inclusão nas artes e eventos, seletividade alimentar através do processamento sensorial, terapia diagnóstica como diferencial na fonoaudiologia, as diferenças entre TEA e TDHA. Também serão abordados assuntos como as contribuições da terapia ocupacional: um olhar sobre o protagonismo do autista.
Para encerrar o seminário, será promovida uma mesa redonda com relatos de experiências, tratando sobre avaliação nutricional, seletividade alimentar e microbiótica, serviço Te Acolher, formação profissional, avaliação da saúde mental de cuidadores parentais de pessoas com TEA e olhar sobre o processo que envolve o autismo, na percepção integral dos sujeitos e dos processos.
No segundo dia, a programação será externa, com visita a Luzzco, um espaço de arte que tem o intuito de desafiar os sentidos dos visitantes por meio de exposições tecnológicas, revolucionárias e experiências sensoriais.
A programação alusiva à Semana de Conscientização do Autismo termina no dia 4, com show de talentos, envolvendo usuários e reabilitadores da Coordenadoria de Educação Integrada (Codei), responsável pelo atendimento às pessoas autistas da Funad.
Para Simone Jordão, presidente da Funad, a semana de atividades é muito importante porque desperta a reflexão sobre uma sociedade mais justa para as pessoas autistas. "Devemos derrubar as barreiras, atitudes preconceituosas e mitos que travam os relacionamentos das pessoas com TEA. Elas têm capacidade plena de fazer suas escolhas e participar ativamente da vida social e em todos os âmbitos. Mais que uma comemoração, a semana desperta esse olhar de integração, apoio às famílias como protagonistas dessa luta e busca por mais respeito, dignidade e inclusão da pessoa autista", comentou.
Mín. 24° Máx. 29°