A política do Governo da Paraíba no campo da reinserção social de pessoas em privação de liberdade foi um dos temas abordados pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, nesta quinta-feira (21) no programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM 95.3, de João Pessoa.
O gestor da Seap-PB destacou algumas das principais boas práticas de ressocialização realizadas nas cadeias e presídios da Paraíba por meio das diversas atividades educacionais e de trabalho e renda.
João Alves falou sobre os projetos Esperança no Espaço (fabricação de telescópios por reeducandos da cadeia de Esperança), iniciativa que conquistou o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Rede Globo; a confecção de bonecas de panos e outras peças no projeto Castelo de Bonecas da Penitenciária Feminina de João Pessoa, “Júlia Maranhão e Penitenciária Feminina de Campina Grande; além do molho de pimenta em conserva, a Pimenta Vila Branca, produzida por reeducandos da cadeia de Remígio. Artesanato, marcenaria, costura de bolas de futebol e hortaliças orgânicas também foram citadas pelo secretário. Na educação têm crescido os índices de aprovação no ENEM PPL e ENCCEJA. Bem como o acesso de reeducandos a cursos de nível superior.
A entrevista foi concedida aos jornalistas Luis Tôrres, Bruno Pereira, Fernando Braz e Clilson Júnior, retransmitida pela TV Miramar, do Sistema Arapuan de Comunicação.
_______
Ascom/Seap
Por Josélio Carneiro
Foto: Victor Emannuel/ Sistema Arapuan de Comunicação
Mín. 24° Máx. 29°