O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, unidade do Governo o Estado em João Pessoa, recebe durante os meses de março e abril, a visita técnica dos alunos do terceiro período do curso de Medicina da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). São cinco visitas para compor a disciplina ‘Cuidado nas Redes de Atenção à Saúde’.
O diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, destacou o momento como fundamental para ampliar a visão dos futuros médicos sobre a saúde pública. “Entender como a saúde funciona é primordial no exercício da profissão. O SUS está presente de alguma forma no cotidiano de todas as pessoas, por meio das vacinas, das condutas das vigilâncias de saúde, na regulação de leitos para o encaminhamento do paciente para as instituições mais adequadas ao atendimento que ele precisa, em tudo. Sabemos que o olhar diferenciado dos alunos sobre o funcionamento do SUS e seus bastidores é fundamental para o bom trabalho na ponta”, ponderou.
Segundo a secretária executiva do Núcleo de Estágio, Pesquisa e Eventos (Nepe), Kawana Shelen, todos os cursos da área da Saúde podem solicitar essas visitas técnicas. “Elas são marcadas com até 15 dias de antecedência, nas áreas de assistência à saúde e atendimento ao paciente nas áreas críticas. Todas as escolas, que são conveniadas com o Estado, podem trazer grupos para conhecer o hospital”, salientou.
A visita técnica dura quatro horas e os estudantes são acompanhados pelo professor e um representante do Nepe. “Geralmente, o grupo conhece um pouco de cada espaço da unidade de saúde. Visita as enfermarias, Unidades de Terapias Intensivas e emergência hospitalar”, explica Kawana Shelen. Ainda segundo ela, é uma oportunidade de os estudantes tirarem dúvidas e conversarem com os profissionais. “Essa visita é muito importante, pois geralmente é o primeiro encontro deles com a instituição, de forma prática, é o momento perfeito para esclarecer dúvidas com os nossos profissionais”, completou.
Segundo a professora do curso de Medicina pelo Departamento de Promoção da Saúde da UFPB, Adriana Nascimento, participam das visitas técnicas grupos com até 14 estudantes. “O Hospital de Trauma de João Pessoa é referência para toda Paraíba, na rede de urgência e emergência, em traumatologia. É muito importante os alunos conhecerem os equipamentos disponíveis na instituição para entender não só como funciona o hospital, mas que ele se articula com outros equipamentos de saúde formando uma rede de urgência e emergência, junto com as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs 24h), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Samu”, ressaltou.
Mín. 24° Máx. 29°