A Controladoria Geral do Estado da Paraíba recebeu o certificado que atesta o alcance do Nível 2 do IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) – Modelo de Capacidade da Auditoria Interna para o Setor Público – padrão internacional de como deve ser desempenhada a auditoria interna no setor público. A certificação foi concedida, na última sexta-feira (15), durante a 49ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em Vila Velha – ES. A ação tem o patrocínio do Banco Mundial.
Dentre 54 controladorias nacionais, considerando o Governo Federal, estados, capitais e Distrito Federal, a Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB) é uma das oito que conquistam esta certificação.
O alcance do Nível 2 representa uma mudança de cultura que vem ocorrendo em todas as Controladorias dos Estados e Capitais brasileiras, onde, a partir da adoção do padrão internacional, a auditoria interna no setor público passa a ter como foco auxiliar os gestores no alcance dos seus objetivos, agregando valor, com a aplicação das melhores práticas profissionais.
“O processo é uma jornada e para o Estado da Paraíba temos uma dupla satisfação, a de ter alcançado o Nível 2 e de coordenar a câmara técnica nacional que auxilia as demais Controladorias no processo de adequação. Nossa meta agora é alcançar o Nível 3, que representa o último degrau para as instituições públicas no Brasil”, pontuou o secretário chefe da Controladoria Geral do Estado, Letácio Tenório Guedes Júnior.
A CGE-PB também auxilia, no momento, a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) no processo de adequação para o alcance do Nível 2.
Mín. 24° Máx. 29°