A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados discute na terça-feira (12) a criação do Dia Nacional das Mulheres na Construção Civil. A audiência será realizada no plenário 8, a partir das 10 horas.
O debate foi sugerido pela deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), autora do Projeto de Lei 4638/23, que cria a data a ser celebrada no dia 25 de março.
"As mulheres são maioria na administração pública e quase a totalidade nos serviços domésticos, mas minoritárias nos grupamentos que incluem a indústria, construção, comércio e serviços prestados a empresas", diz Rogéria.
A deputada ressalta, no entanto, que, nos últimos anos, as mulheres têm conquistado espaço em áreas que, historicamente, priorizavam a participação masculina, como é o caso da construção civil.
Entre 2007 e 2018, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 120% da presença de mulheres no setor.
Debate obrigatório
A criação de dias comemorativos precisa ser precedida de debate público. A Lei 12.345/10 exige que o projeto que sugerir a instituição da data comprove a realização de consultas com amplos setores da população.
Mín. 24° Máx. 29°