Quinta, 28 de Novembro de 2024
27°

Parcialmente nublado

João Pessoa, PB

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto estipula pensão especial para portadores de epidermólise bolhosa

Grupo de apoiadores levou projeto ao presidente da Câmara, Arthur Lira, e pediu urgência na análise da matéria

08/11/2023 às 20h08
Por: Redação Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:

O Projeto de Lei 4820/23, do deputado deputado Saullo Vianna (União-AM), institui uma pensão especial para as pessoas diagnosticadas com epidermólise bolhosa. Vianna afirma que a doença demanda tratamento especializado e constante, o que muitas vezes impede o portador ou seu responsável de criar uma fonte de renda para sua subsistência e de sua família.

A iniciativa foi inspirada na Lei Gui, recentemente sancionada no Rio de Janeiro. A lei foi proposta por Tayane Gandra, mãe do menino Guilherme Gandra Moura, que ficou conhecido nacionalmente depois que viralizou um vídeo de sua reação ao reencontrar a mãe após 16 dias em coma. Vianna recebeu ambos na tarde desta terça-feira (7), em Brasília, para tratar da nacionalização do projeto, também apresentado ao presidente da Câmara, Arthur Lira, junto com pedido de urgência na análise da matéria.

O projeto propõe que a pensão especial seja mensal, vitalícia e intransferível, com o valor equivalente a um salário mínimo. Ela também não poderá ser acumulada com indenizações decorrentes de decisões judiciais relativas à mesma doença ou com o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, a pensão não gerará direito a abono ou a pensão por morte para outros dependentes.

"É nosso dever assegurar uma qualidade de vida digna para aqueles que, como o Guilherme, enfrentam diariamente o desafio da Epidermólise Bolhosa. Esta pensão especial não apenas proporcionará um suporte financeiro vital, mas também aliviará o fardo que esses pacientes e suas famílias carregam". disse Saullo Vianna.

De acordo com o projeto, para ter direito à pensão, o portador da doença ou seu responsável deverá comprovar a assistência ou os cuidados básicos e essenciais, especialmente alimentação, higiene e locomoção em tempo integral, conforme regulamentação apropriada. O processo de requerimento da pensão será realizado junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e incluirá um exame pericial realizado por perito médico federal para confirmar a doença incapacitante e a dependência de terceiros para a sobrevivência.

O projeto foi subscrito pelos deputados Marcelo Queiroz (PP-RJ), Delegado Matheus Laiola (União-PR), Yandra Moura (União-SE), Gilvan Maximo (Republicanos-DF) e Raimundo Santos (PSD-PA).

A epidermólise bolhosa é uma doença rara, dolorosa e sem cura que afeta a pele, tornando-a extremamente frágil e suscetível a bolhas e feridas. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas em todo o mundo tenham a doença, sendo 802 casos diagnosticados no Brasil, de acordo com a Associação DEBRA. A expectativa de vida das pessoas com EB é, em média, de apenas 20 anos, de acordo com especialistas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 22h06 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 24° Máx. 29°

Sex 29°C 24°C
Sáb 29°C 23°C
Dom 28°C 23°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes