Quem é fã do mundo da informática, sobre tudo de softwares, não pode negar a grande parcela de contribuição da Microsoft, empresa fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, no estado do Novo México, nos Estados Unidos, para com este seguimento.
Amigos íntimos e colegas de universidade, Gates e Paul foram dois jovens ousados e determinados que, em um momento de desafio, conseguiram desenvolver o primeiro sistema lógico operacional para computadores. Em 1980, a IBM, líder na época em computadores (aqueles gigantes, que não cabiam em ambientes pequenos), tinha desenvolvido uma destas maquinas (primeiro computador pessoal, PC), mas, faltava o principal: o sistema operacional. Foi então que a empresa lançou um desafio a quem conseguisse desenvolver tal. Gates e Paul, que já eram experientes programadores, conseguiram adaptar um projeto já existente e desenvolveram o sistema operacional, tendo como remuneração alguns milhares de dólares, que serviram para fundar a Microsoft, que até então funcionara na garagem da casa de Bill.
Após o MS-DOS, que foi um dos primeiros sistemas operacionais desenvolvidos pela Microsoft, no ano de 1983, surge o Windows e o Microsoft Word, famoso editor de textos da empresa. Em 1985, numa parceria com a IBM, a Microsoft lança o Windows 1.0. Em 1987 compra o Power Point e lança o Excel.
A Microsoft, que desde o seu primórdio demonstrava um rápido crescimento e reconhecimento profissional no mundo da informática, no ano de 1990, apresenta o Windows 3.0, para computadores pessoais, o que revolucionou este seguimento, e dois anos depois anuncia o Windows NT.
Os Windows que foram lançados pela Microsoft precisavam de um pouco de conhecimento técnico dos usuários, pois usava o MS-DOS. Pensando nisto, a Microsoft lança, no ano de 1995, o Windows 95, um sistema operacional que eliminou a necessidade do MS-DOS. Neste, também era oferecido, separadamente, o primeiro browser (navegador), o Internet Explorer, que foi o preferido pelos usuários durante vários anos.
Em 1998 lança o Windows 98, já integrado com o Internet Explorer, que foi amigavelmente aceito pelos usuários finais do sistema.
Após um atraso, no ano de 2000 a gigante do software lança o Windows 2000, mais voltado para as corporações que possuiu várias versões, como a Professional, Server, Advanced Server, Data Center Server e a Enterprise Server, para sistemas de Grande Porte. Pensando nos usuários domésticos, em outubro do mesmo ano, é lançado o Windows ME, que seria uma versão mais aprimorada e robusta do Windows 98.
Já em 2001 foi lançado o Windows XP, que foi um mix dos três últimos sistemas operacionais lançados pela Microsoft. O sucesso do XP foi tão grande que, até os dias atuais, ainda é possível encontrar computadores pessoais ou empresariais com o sistema instalado e perfeitamente adaptado às necessidades destes.
Em janeiro de 2007 foi lançado o Windows Vista, um sistema operacional robusto, com uma interface gráfica surpreendente e com recursos avançados para as tarefas do cotidiano. Na época, devido o Vista exigir um hardware avançado e os computadores da não terem conseguido se adaptar ao sistema, o mesmo caiu em desuso, sendo criticado por grande parcela dos usuários.
Após as constantes críticas e o fracasso do Windows Vista, em 2009 a Microsoft lança o Windows Seven (7) sendo bem mais leve do que o seu antecessor, o Microsoft Windows Vista. A Microsoft introduziu no Windows 7 uma nova barra de tarefas (SuperTaskbar), com novas funções de compartilhamento doméstico (grupo doméstico), Interface AERO mais leve, menor consumo de memória RAM, nova Central de Ações, Windows Defender, mais segurança, controle de alertas do UAC, gravador de imagens ISO e novas ferramentas para janelas como (Aero Peek, Aero Shake).
O Windows é o sistema operacional mais usado no mundo, tendo uma aceitação incrível por parte dos usuários e para revolucionar de vez este mundo, a Microsoft lança em outubro de 2012, o Windows 8, a nova versão do seu sistema operacional. Com uma mudança drástica no visual, o SO adquire a interface metro, e acaba com o menu iniciar, surgido no Windows 95. É clara a intenção da Microsoft de inserir no mercado um SO dedicado mais a tablet's e smartphones.
Em 2013, o sucesso do Windows, mesmo com as críticas de alguns programadores, que defendem sistemas com plataforma open source, como o Linux, sai do mundo dos computadores e chega aos smartphones, com o Windows Phone, versão 7 e 8, revolucionando de vez este mercado, numa parceria firmada entre a Nokia e a Microsoft. Nesta, a Microsoft exigiu da Nokia uma configuração mínima de hardware para o Windows Phone. O resultado foi espetacular e o Windows Phone já está sendo bastante utilizado, sobre tudo pela classe média, uma vez que integra o pacote de aplicativos do Microsoft Office, como Word, Excel e Power Point, onde é possível criar, editar, visualizar e compartilhar documentos através do próprio celular. O Windows Phone possui a interface metro, a mesma utilizada no Windows 8 OS.
Esta é a evolução radical dos sistemas operacionais da Microsoft no mundo da informática, mais especificamente dos computadores.
Por hoje é só;
Até a próxima!
@brunodelima07
*Bruno de Lima é redator de jornalismo, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, acadêmico do curso de Direito na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, FAFIC. É colunista e redator de vários portais do Estado da Paraíba. É o fundador e chefe de jornalismo do Diário do País e do Bis PB. Técnico em informática Microsoft (Master Instructor/Office Specialist): 2493713, formação em Ti pela Fundação Getúlio Vargas, RJ e Intel. Site pessoal: www.brunodelima7.com