Apesar da seca causticante que atinge o semiárido paraibano e a região das Espinharas, o município de Patos gerou até 2.380 empregos, entre janeiro e agosto de 2013, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados-CAGED, do Ministério do Trabalho e Emprego-MTE.
Os números representam uma pequena baixa de 1,65% em relação aos 2.420 registrados no mesmo período do ano passado, resultado obtido devido a baixa empregabilidade de alguns segmentos da economia.
O destaque nesse oito meses, é para o setor de comércio e serviços, que registrou até agora 1.658 empregos no município, e corresponde a 69,66% dos 2.380 empregos de todo o município. Em relação ao ano passado, o segmento aumentou em 186 postos de trabalho, ou 12,63% a mais do que os 1.472 empregos gerados no mesmo período em 2012.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários Everaldo Lima, o índice referente ao comércio, demonstra que Patos ainda é uma cidade propícia a investimentos e sustenta no comércio a sua principal vocação produtiva.
O destaque negativo ficou para a Construção Civil, que gerou apenas 347 empregos esse ano, contra 648 gerados no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 46,45% no número de empregos formais. A construção civil teve um pequeno acréscimo, registrando 355 empregos formais, contra 269 em 2012, um crescimento de 31,97% no mesmo período.
No mesmo período, as demissões foram 2.045, o que significa a um saldo positivo de 335 contratações em oito meses.
Genival Júnior/BoasNovasPB