O grafite com o rostoda ex-vereadora Marielle Francofoi alvo de pichação em Petrópolis, na região serrana do Rio. O prefeito Rubens Bomtempo afirmou que “a pichação no rosto da figura de Marielle Franco é um desrespeito aos ideais de democracia, de resistência e da busca da liberdade. Independente da ideologia política de cada um, é preciso haver o respeito e entendimento das diversidades de opiniões".
A pinturafoi feitaem novembro de 2022, no Centro de Informações Turísticas da Praça da Liberdade, como parte das celebraçõesdo Mês da Consciência Negra. Outros importantes representantes do povo negro e da cultura da cidade foram retratadosnos painéis.
“Essa pichação, além da falta de respeito com o patrimônio público, é um ato discriminatório reforçando que devemos continuar lutando pela valorização das nossas raízes e contra todo e qualquer forma de discriminação. Marielle representa a luta de um povo. Marielle está presente”, afirmou o coordenador da Promoção da Igualdade Racial, Filipe Graciano.
Mín. 23° Máx. 29°