Quinta, 08 de Outubro de 2026
23°C 29°C
João Pessoa, PB

PNBL: mais uma ilusão cibernética!

Por: Redação
11/08/2013 às 22h14
O Plano Nacional de Banda Larga (PNLB), do governo brasileiro, é mais uma prova que os nossos representantes políticos são imaturos quando o quesito a ser discutido é informática e suas tecnologias.

Ora, no próprio site do governo, http://www.governoeletronico.gov.br/banda-larga , diz que devido a uma nova obrigação de universalização estabelecida pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424/2008, as operadoras de telefonia vão levar infraestrutura para conexão da Internet em banda larga - o backhaul - para todos os municípios até 2010.

Bem, como pudemos constatar, os municípios brasileiros, em sua maioria, estão longe de ter acesso à internet em banda larga, como afirmou o governo. Estamos em 2013 e isto ainda não se tornou uma realidade.

O que é mais preocupante é que de acordo com as normas da ANATEL, os provedores de acesso à internet estão sujeitos a oferecer apenas 20% da velocidade contratada pelo assinantes, isso quer dizer que, se você contratar 10MB de internet, o provedor se lhe oferecer apenas 2MB, não sofrerá nenhum tipo de multa ou represália por parte do órgão fiscalizador. É Como se você fosse ao açougue, comprasse 1KG de carne, pagasse R$ 20,00 e o açougueiro lhe entregasse apenas 200 gramas. Isto é o que acontece com nós, brasileiros.

Enquanto sonhamos com uma internet banda larga de qualidade, o governo federal tem um plano de inclusão digital defasado e que não atende as realidades do século XXI, sendo necessário que se haja uma reformulação urgente, uma vez que a demanda aumentou e novas tecnologias surgiram com o intuito de melhorar ainda mais a nossa conexão com a rede mundial de computadores (internet).

Para alcançarmos termos pelo menos uma internet funcional, já que como sonhamos será meio que impossível, também se faz necessário que a ANATEL reformule as suas diretrizes fiscalizatórias quando se refere aos provedores, pois, o usuário final sofre e, muito, com o péssimo serviço que é oferecido por alguns destes. Só assim iremos ter um pouco menos de dor de cabeça.

Por hoje é só;

Até a próxima!


@brunodelima07
 
*Bruno de Lima é redator de jornalismo, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, acadêmico do curso de Direito na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, FAFIC. É colunista e redator de vários portais do Estado da Paraíba. É o fundador e chefe de jornalismo do Bis PB. Técnico em informática Microsoft (Master Instructor/Office Specialist): 2493713, formação em Ti pela Fundação Getúlio Vargas, RJ e Intel. Site pessoal: www.brunodelima7.com
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.