Um dia de imersão com o desafio de elaborar ideias criativas e pensar soluções unindo educação e empreendedorismo. Essa foi a proposta do Ideathon, maratona colaborativa promovida pelo Sebrae/PB nesta terça-feira (15), na cidade de Patos, na região do sertão da Paraíba. A iniciativa faz parte do desenvolvimento das atividades do Programa – ALI Educação Empreendedora executado pela instituição.
Além de estimular uma visão e um comportamento empreendedor, a partir do desenvolvimento de uma metodologia direcionada à execução de ações práticas, propiciando, em forma de desafio, a construção de soluções, a programação busca contribuir para uma mudança de realidade onde cada um dos participantes está inserido, seja no ambiente escolar ou comunidade.
O desenvolvimento das atividades do Ideathon contou com a participação de alunos e professores de 12 escolas públicas de sete cidades do território do sertão, sendo Catingueira, Junco do Seridó, Salgadinho, Patos, São José do Bonfim, Santa Luzia e São José do Sabugi.
“Um dos objetivos dessa ação é despertar o empreendedorismo nos alunos e trabalhar a aplicação de ferramentas para o desenvolvimento de projetos ou soluções que modifiquem a realidade para melhor. Cada escola teve uma representação formada por uma equipe com 10 alunos e dois professores para pensar, dialogar e trabalhar esse processo de construção da proposta de acordo com os desafios que foram identificados e considerando o contexto local”, explicou a gestora do Programa ALI – Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Niedja Arruda.
De acordo com a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae/PB, Humara Medeiros, o processo de construção das soluções com a formação de equipes também se concentra na proposta de gerar o protagonismo entre alunos e professores. “É disseminar a cultura empreendedora e proporcionar o protagonismo entre os participantes a partir de cada ideia que é lançada e discutida. O Ideathon é apenas uma etapa de todo esse processo que é desenvolvido pelo Sebrae”, comentou.
Ao final do Ideathon, todos os projetos apresentados foram avaliados por uma banca composta por representantes do Sebrae e outras instituições, sendo três selecionados e premiados. Os alunos da Escola Professor Oliveira em Patos conquistaram a primeira colocação. Eles apresentaram uma solução sustentável para o reuso de água em situações de racionamento, a partir do processo de condensação através do calor gerado pelo sol.
“Foi uma experiência interessante porque os alunos se sentiram valorizados e tiveram a chance de desenvolver uma ideia. O nosso projeto não somente visou o aspecto sustentável voltado para o reaproveitamento da água, como também se consolidou em uma situação de beneficiar famílias carentes. Um contexto completo foi imaginado para criação dessa solução e esse aspecto contribui para o crescimento do aluno”, comentou Verônica Nóbrega, professora da Escola Professor Oliveira.
Em segundo lugar, foi selecionada a Escola Santo Onofre, da cidade de Junco do Seridó, seguida da Escola Trindade Verna, em Santa Luzia.
Educação Empreendedora no Cariri – assim como aconteceu na cidade de Patos, o Sebrae/PB vai realizar na quinta-feira (17), através do Programa ALI – Educação Empreendedora, o Ideathon com a participação de alunos e professores de escolas públicas de Monteiro e cidades que estão localizadas na região.
Mín. 24° Máx. 28°