Enaltecendo a cadeia produtiva da caprinocultura e todo o potencial que ela apresenta na região do Cariri paraibano, teve início nesta sexta-feira (2), no município de Cabaceiras, a 24ª edição da Festa do Bode Rei. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, conta com o apoio do Sebrae/PB, que é parceiro do evento desde a sua primeira edição, realizada no ano de 1998.
Ao participar do primeiro dia de programação do evento, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, salientou a importância da caprinocultura para a Paraíba. “Eu costumo dizer que a Paraíba é a bola da vez no turismo, na pecuária e em vários outros setores da economia em que nós vemos o estado crescendo. Então, diante disso, o que nós podemos e precisamos fazer é continuar trabalhando em prol da população e do crescimento do estado”, afirmou.
Por sua vez, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, enfatizou a importância da caprinocultura para a geração de oportunidades no Cariri do estado. Segundo Luiz Alberto, essa, que é a principal cadeia produtiva da região, foi fundamental para que as dificuldades dos municípios do Cariri fossem transformadas em oportunidades econômicas e sociais.
“O Bode Rei é, antes de qualquer coisa, uma celebração da importância que a caprinocultura tem, não só para Cabaceiras, como para todo o Cariri. Através dessa cadeia produtiva, conseguimos trabalhar desde a pele caprina, para a confecção de artesanato, até a transformação do leite de cabra em derivados como queijos e iogurtes, além de incentivar o turismo na região. Dessa forma, conseguimos gerar emprego, renda e oportunidades para as pessoas, especialmente através dos pequenos negócios que fazem parte dessa cadeia. O Sebrae é, há mais de 20 anos, um parceiro do Cariri e de seus empreendedores para que essas oportunidades se concretizem e estamos aqui para reiterar a nossa parceria para continuar desenvolvendo o nosso Cariri”, pontuou o superintendente.
Já o prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, destacou que o evento, uma celebração da cultura e das tradições do Cariri, deve receber cerca de 150 mil visitantes. “Essa é uma festa tradicional, que traz para Cabaceiras uma movimentação econômica, mas também traz a expressão do turismo, da cultura e de um povo forte como o nosso”, destacou.
Programação – Com atividades totalmente gratuitas, a 24ª edição da Festa do Bode Rei vai ocorrer até o próximo domingo (4), em diversos pontos do município. Entre os destaques da programação, estão a feira de artesanato, que expõe e comercializa os trabalhos produzidos pelos artesãos de Cabeceiras e região, além dos espaços gastronômicos, que oferecem aos visitantes o que há de melhor na “culinária bodística”.
Já no universo das capacitações, o Sebrae/PB está expondo e apresentando aos empreendedores da região diversas tecnologias sociais, que ajudam os produtores rurais a melhorar o desempenho dos negócios, além de incentivar a sustentabilidade das propriedades rurais e suas produções.
Além disso, a programação da Festa do Bode Rei também conta com capacitações, feira agroecológica e apresentações culturais durante os três dias de atividades. O objetivo do evento, que é um dos mais populares da Paraíba, é valorizar, reconhecer e divulgar a representatividade econômica e social da caprinocultura, além de incentivar o turismo na região do Cariri do estado.
Mín. 24° Máx. 29°