Desenvolver estratégias para o fortalecimento de atividades econômicas visando à estruturação de empreendimentos que atuam no mercado local. Essa é uma das finalidades do Plano de Ação Territorial (PAT), direcionado para o setor de minimercados, e que foi lançado nesta quinta-feira (4), pelo Banco do Nordeste, com o apoio do Sebrae/PB. O evento de lançamento aconteceu na cidade de Patos, na região do Sertão do estado.
O plano apresentado durante o encontro está vinculado a execução de ações do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste, conforme explica o gerente executivo da superintendência estadual da instituição na Paraíba, Izidro Soares. “Esse projeto acontece a partir da seleção de territórios e municípios que tenham atividades de impactos socioeconômicos para estimular o desenvolvimento de diversos setores. Dessa forma, o objetivo neste plano é trabalhar os desafios do ambiente de negócios e buscar o fortalecimento dos empreendimentos que atuam como minimercados”, explicou.
De acordo com a gerente da agência regional do Sebrae/PB em Patos, Anna Stefania Rodrigues, o apoio da instituição tem o propósito de apresentar soluções voltadas ao setor contemplado com a iniciativa. “O papel do Sebrae nesse momento é apresentar soluções para essas empresas que serão contempladas com o plano, tanto na parte de inovação como na parte de gestão com soluções de crescimento. Um aspecto também importante é a oportunidade de capacitação que nossa instituição disponibiliza com o foco direcionado na orientação de como se preparar para o futuro”, disse.
Além da apresentação do plano, o momento contou com a palestra “A melhor solução para o seu negócio. Venda muito mais com seu WhatsApp”, apresentada pelo consultor do Sebrae, Roberto Clébio. Estiveram presentes no evento empreendedores, empresários e donos de pequenos negócios e profissionais que atuam no setor de minimercados e áreas afins.
“Foi um momento importante para todos que atuam neste setor e que possibilitou o conhecimento de ferramentas e informações estratégicas de como cada empreendedor pode melhorar a sua atuação no mercado”, pontuou o empresário Iramilton Medeiros.
Prodeter – a iniciativa incorpora um conjunto de estratégias do Banco do Nordeste, cujo objetivo é potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais, como a construção e implementação de plano de ação e dotação orçamentária para financiamentos, além do fortalecimento da governança por meio de comitês locais e territoriais e integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial.
Mín. 24° Máx. 29°