Estabelecer a elaboração de ações de fomento à inovação empresarial para fortalecer o ambiente de negócios no Alto Sertão da Paraíba. Esse foi o propósito do Sebrae/PB, a partir da realização do Workshop Cenários da Inovação, evento que aconteceu nessa quinta-feira (13), no Centro Histórico Cultural, na cidade de Sousa.
Durante a abertura foi divulgado o diagnóstico inicial do Ecossistema de Inovação do município e, na sequência, uma apresentação sobre o Tecnova III - Programa Governamental de Apoio Financeiro para estímulo à inovação voltado para Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) - também foi realizada ao público como parte das atividades, com a participação da analista técnica da Fapesq/PB, Suellen Finizola.
Conforme o gerente da agência regional do Sebrae/PB no município de Sousa, Thiago Lucena, um dos aspetos principais da programação foi o debate direcionado ao desenvolvimento sustentável com a participação de diferentes setores. “Esse workshop tinha dois grandes objetivos e o primeiro foi estabelecer um contato inicial com diversos agentes sociais que influenciam no ambiente de inovação de uma cidade. Nesse sentido, conseguimos reunir representantes de governos, universidades, entidades da sociedade civil organizada e a classe empresarial para que eles se reconhecessem nessa construção e se conectassem entre si. O segundo objetivo era nivelar uma base conceitual sobre o tema da inovação, e aproximar a compreensão de que essa temática é uma mola impulsionadora do desenvolvimento econômico local”, comentou.
“A sequência desse trabalho nos exige sobretudo colaboração, disposição e comprometimento para construir. Teremos outros encontros, cada qual com um propósito específico, que se somam para resultar em um modelo de conexão e difusão da inovação, estímulo à competitividade e elevação do nosso patamar de desenvolvimento econômico”, concluiu Thiago Lucena.
Representando o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, a secretária de Planejamento do município, Larissa Abrantes, enfatizou a importância do evento para o desenvolvimento de ações voltadas a inovação. “Destaco esse momento pela oportunidade de compartilhar experiências e de discutir o desenvolvimento de ações de inovação para o setor público, setor privado e o setor de ensino e pesquisa. Cada um desses setores tem um papel estratégico e com certeza no futuro os frutos serão colhidos”, pontuou.
O workshop trouxe ainda uma exposição em sua programação destacando as potencialidades locais a serem trabalhadas e a metodologia da modelagem do Hub de Inovação de Sousa. O momento foi conduzido pelo consultor do Sebrae, Marcos Suassuna, que realizou também a mediação do painel de debate que tratou do tema da inovação a partir de outras experiências vivenciadas pelos painelistas.
Participaram do painel o professor e coordenador de empreendedorismo da UEPB, Josemir Moura Maia, a supervisora do Núcleo de Inovação, Tecnologia e Projetos do Senai/PB e responsável pelo HUB/PB, Programa de Pré-Aceleração para Startups da instituição, Fabiana Hiluey, a empresária Cristina Heim e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado, que é também membro do CDE do Sebrae/PB.
“Esse workshop promovido pelo Sebrae foi muito importante em razão de reunir o ecossistema de inovação da região e discutir quais os caminhos para inovação, polos de empreendimentos para melhorar a produtividade e, cada vez mais, desenvolver Sousa e toda essa área da Paraíba. O Estado é parceiro do Sebrae em várias ações e poderá também através desta iniciativa contribuir com o desenvolvimento sustentável”, comentou Cláudio Furtado.
Também estiveram presentes no Workshop Cenários da Inovação o gerente da Unidade de Relacionamento Digital do Sebrae/PB, João Jardelino, assim como o gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da instituição, Luciano Holanda, empresários, empreendedores, secretários e gestores públicos.
Ecossistema de inovação – a partir da realização do Workshop Cenários da Inovação, serão realizados outros cinco encontros entre os meses de abril e junho programados para acontecer como parte do processo de modelagem do HUB de Inovação de Sousa.
Mín. 24° Máx. 29°