Um dia após a velocista acreana Jerusa Geber, da classe T11 (cegas), superar o recorde mundial paralímpico dos 100 metros, o Circuito Loterias Caixa de atletismo foi palco neste domingo (26) de outras duas quebras de índices. No lançamento de dardo, a paulista Beth Gomes, da classe F53 (cadeirantes), estabeleceu uma nova marca internacional: 13,69 metros. O índice anterior - 11,89m - fora obtido pela ucraniana Lana Lediedieva, em 2021, na Paralimpíada de Tóquio. Quem também brilhou hoje (26), no último dia do Circuito, no Centro de Treinamento Paralímpico (CTP), em São Paulo, foi a pernambucana Ana Cláudia da Silva, da classe T42 (de?ciência nos membros inferiores,sem uso de prótese), ao alcançar 4,13m no salto em distância. O índice anterior era de 4,03m.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Elizabeth Gomes (@atletabethgomesoficial)
Em meio ao ciclo paralímpico para Paris 2024, os resultados deste fim de semana são um incentivo a mais para atletas de alto rendimento, como Beth Gomes, de 58 anos, atual recordista mundial no arremesso de peso e no lançamento de disco (classe F52), além de medalhista de ouro no lançamento de disco nos Jogos de Tóquio.
"Estou vindo de uma preparação muito boa. Mas, com essa mudança de classe, foi uma surpresa para mim. As provas de dardo estão no programa dos Jogos de Paris 2024 e pretendo me dedicar bastante para buscar uma medalha também, além do disco, que é a minha prova principal", afirmou a atleta, diagnosticada nos anos de 1990 com esclerose múltipla, em depoimento ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
RECORDE MUNDIAL! ????????????
— Comitê Paralímpico Brasileiro (@cpboficial) March 26, 2023
Ana Cláudia Silva estabeleceu o novo recorde mundial no salto em distância T42 com a marca de 4m13 ???? #LoteriasCaixa pic.twitter.com/UjPa0mOWoSA recifense Ana Cláudia da Silva, que competiu na Rio 2016 e em Tóquio 2020, também festejou muito a façanha de superar o índice mundial no salto em distância.
“Estávamos fazendo saltos próximos a essa marca nos treinos e hoje tivemos a felicidade de conseguir esse feito. O trabalho do atleta é duro e árduo e chegar a um recorde mundial não é de um dia para o outro", admitiu Ana Cláudia, que sofreu uma queda e fraturou o fêmur quando tinha seis anos.
No sábado (25), a acreana Jerusa Geber - medalhista em Pequim 2008, Londres 2012 e Tóquio 2020 - superou a própria marca, o recorde mundial da prova dos 100 m da classe T11 (cegas). Geber completou a distância em 11s83, baixando em dois centésimos o índice obtido por ela mesma em 2019, também o CTP, em São Paulo.
Na história, apenas outras três atletas completaram 100m em menos de 12 segundos nos últimos quatro anos: as chinesas Cuiqing Liu e Guohua Zhou, além da britânica.
“Estava perseguindo o recorde já no Grand Prix de Marrakech [Marrocos], início de março, que foi a primeira competição do ano. Mas era para conseguir aqui, na minha casa. Eu gosto muito desta pista e me sinto bem nela”, disse Jerusa, que nasceu totalmente cega.
Todos os recordes mundiais ainda necessitam de homologação pela Word Para Athletics (WPA), ligado ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). A expectativa é de que o trâmite ocorra em breve, uma vez que o Circuito atende a todos os critérios estabelecidos pelo IPC. O Circuito Caixa, idealizado e organizado pelo CPB, reuniu 324 atletas neste fim de semana (sábado e domingo), tanto na na pista, quanto no campo do CTP, em São Paulo.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.Veja tambémEsportes Brasil cai nos pênaltis diante do Uruguai e dá adeus à Copa América Chegou ao fim a participação da seleção brasileira na Copa América de 2024. Na madrugada deste domingo (7), o Brasil empatou com o Uruguai por 0 a ... Esportes Bia Haddad cai para Danielle Collins na terceira rodada de Wimbledon A tenista brasileira Bia Haddad foi eliminada na terceira rodada do torneio de Wimbledon, neste sábado (6), ao ser derrotada pela norte-americana D... Esportes Brasil derruba Filipinas e vai decidir vaga olímpica contra a Letônia O roteiro foi parecido com o dos dois primeiros jogos e o desfecho também. A seleção brasileira masculina de basquete largou atrás, mas reagiu e de...Esportes Seleção de ginástica rítmica é convocada para Jogos Olímpicos de Paris A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou nesta sexta-feira (5) a lista de atletas convocadas para participar da Olimpíada de Paris na ... Esportes América derrota Operário e iguala Santos no topo da Série B: 2 a 0 Quando entraram em campo neste sábado (6), em Belo Horizonte, América-MG e Operário-PR estavam idênticos em pontuação e objetivo: se igualar ao San... Esportes Projeto Vivência Olímpica retorna e levará 12 jovens atletas a Paris Depois de não ocorrer na Olimpíada de Tóquio, por causa da pandemia, o projeto Vivência Olímpica, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), está de volta...Esportes Copa América: Dorival confirma Endrick como titular diante do Uruguai A seleção brasileira tem um grande desafio nas quartas de final da Copa América, enfrentar o Uruguai sem uma de suas referências técnicas, o atacan... Esportes Seleção feminina de rugby sevens é convocada para Jogos de Paris O técnico Will Broderick convocou na última quinta-feira (4) as 12 jogadoras que formarão a seleção de rugby sevens que representará o Brasil na pr... Esportes Vôlei: Zé Roberto convoca seleção feminina para Paris 2024 O técnico José Roberto Guimarães convocou nesta quinta-feira (4) as doze jogadoras para o torneio olímpico do vôlei feminino na Olimpíada de Paris....João Pessoa, PB Atualizado às 09h05 - Fonte: ClimaTempo29°Tempo nubladoMín. 23° Máx. 29°
Dom 29°C 24°CSeg 29°C 24°CTer 29°C 24°CQua 28°C 24°CQui 29°C 24°CHoróscopoÁriesTouroGêmeosCâncerLeãoVirgemLibraEscorpiãoSagitárioCapricórnioAquárioPeixesVocê viu?Há 2 semanas Mônica Martelli apresenta "Minha Vida em Marte" pela primeira vez na ParaíbaHá 3 semanas Para ampliar vendas, pequenos negócios devem elaborar planejamentoHá 2 semanas Com protagonismo voltado à inovação, Ecossistema Dino Valley incentiva desenvolvimento econômico em SousaHá 1 semana Sebrae promove famtour e destaca turismo na Rota dos Festejos Juninos Vale dos Sertões© Copyright 2024 - Bom Dia Paraíba - Todos os direitos reservados