Depois do imbróglio causado pela Copa Paraíba de 2012, quando o campeão CSP não pôde disputar a Copa do Brasil de 2013 (a competição estadual não atendia as exigências da CBF para participar do torneio nacional), a edição de 2013 do torneio está em risco.
A assessora jurídica da Federação Paraibana de Futebol, Socorro Leite, que esteve no Amigão, ontem, foi questionada sobre o preenchimento da segunda vaga paraibana para a Copa do Brasil.
A representante da FPF afirmou que, a princípio, a vaga será destinada ao campeão da Copinha.
Porém, para não acontecer como em 2012, e apenas três equipes participaram, menos que o mínimo permitido pela CBF para que uma competição destine vaga à Copa do Brasil, o anúncio do torneio será feito apenas quando os times estiverem inscritos e regularizados, para evitar desistências de última hora, como aconteceu com Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga na edição anterior.
Outra mudança que deve ocorrer no torneio, caso ele seja realizado, é o limite de idade.
As outras edições sempre foram sub-21. Contudo, depois de ser colocada em questão sua validade como classificatória para a Copa do Brasil, também foi decidido no STJD que um campeonato considerado de base não pode dar vaga para um de profissionais.
Com a pendência da competição do segundo semestre, Botafogo-PB, Campinense, Treze e CSP terão mais uma motivação para conseguir vaga as finais do Campeonato Paraibano.
Paraibaonline