Domingo, 11 de Outubro de 2026
23°C 29°C
João Pessoa, PB

40 anos do 3º BPM: Avanços e críticas de uma grande instituição de segurança pública

Por: Redação Fonte: Luanja Dantas
14/05/2012 às 11h48

Para comemorar os 40 anos de fundação do 3º Batalhão de Polícia Militar ? 3º BPM estão sendo organizadas várias atividades alusivas à data história. As atividades tiveram início na manhã desta segunda-feira, dia 14, com um grande café da manhã para todos os policias e a saudação do Tenente Coronel Cunha Rolim, comandante do 3º BPM. O momento inicial serviu para se fazer reflexão, comunicar o calendário de atividades pela data e falar dos novos desafios da corporação.

Foi em 14 de maio de 1972 que a cidade de Patos recebeu as instalações do 3º Batalhão de Polícia Militar. Hoje, o 3º BPM é responsável pela segurança pública de mais de 30 cidades e um distrito.

Durante o café da manhã a palavra foi facultada para os presentes. A questão ecumênica foi respeitada com espaço para Católicos e Evangélicos que terão missa e culto realizado na semana. O Cabo Inácio (foto) pediu espaço para falar e lamentou que o programa jornalístico Cidade em Debate, levado ao ar pela Rádio Itatiunga FM, venha de forma sistemática não reconhecendo os avanços e o esforço que vem sendo feito pelo policial militar e pelo próprio comando. O Cabo pediu para que fosse dada maior atenção ao serviço de relações públicas para ajudar a levar ao conhecimento do povo as questões positivas do 3º BPM.

?Vamos continuar fazendo todos os esforços para que a população possa ter o melhor do nosso Batalhão. Fatos negativos para alguns setores da imprensa acham mais interessantes de divulgar, não só da imprensa, mas também vários outros setores. A gente lamenta que isso aconteça, mas há um trabalho maior e muitos não querem ver isso, então paciência?, disse o Comandante.

Sobre a interferência de políticos no trabalho do 3º BPM, o comandante relatou: ?É um sonho que a gente começa a ver na realidade. A política deixar de interferir, quer dizer a politicagem, passa a ser de extrema importância para que a gente possa desenvolver um bom trabalho em toda sociedade. A política saudável ela é bem vinda, mas aquela que já existiu num passado próximo queremos que desapareça?, confessou.

O Comandante Cunha Rolim fez questão de destacar através da entrevista coletiva os avanços que foram adquiridos em pouco tempo, a exemplo da ROTAM, da Patrulha Rural, do Batalhão de Operações Policias Especiais ? BOPE, da aquisição de novas viaturas, equipamentos para o 3º BPM e do estande de tiros para uso da segurança pública.

Veja o calendário de atividades:

Segunda - Dia 14, às 07:00 h. : Café da Manhã, apresentação da Banda de Música do 3º BPM e recepção de convidados.

Terça ? Dia 15, às 07:00 h. : Stand na Praça Getúlio Vargas/ Blitz educativa da CPTRAN e torneio de futsal na AABB.

Ás 19:00 h. : Missa em Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora de Fátima e apresentação da Banda do 3º BPM.

Quarta ? Dia 16, às 07:00 h. : Stand na Praça Getúlio Vargas, torneio de tiro no Stand de tiro do 3º BPM e final do torneio de Futsal na AABB.

Quinta ? Dia 17, às 07:00 h. : Dia da Saúde do 3º BPM (Pátio do Batalhão).

Sexta ? Dia 18, às 07:00 h. : Solenidade Militar com entrega de comendas e premiações (Vanguarda 3º BPM).

Jozivan Antero ? patosonline

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.