Sexta, 09 de Outubro de 2026
24°C 29°C
João Pessoa, PB

Secretaria de saúde capacita profissionais da Atenção Básica

Por: Redação Fonte: Luanja Dantas
21/03/2013 às 07h54
Secretaria de saúde capacita profissionais da Atenção Básica
Está sendo realizada durante esta semana, no auditório Madrinha Sinhá, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador ? CEREST, uma capacitação para todos os profissionais da Assistência Básica Municipal. 
 
O objetivo é esclarecer aos profissionais e à rede da atenção básica que a cidade de Patos aderiu ao Programa de Acesso e Melhoria de Qualidade (PMAQ,) do Ministério da Saúde, que propõe uma maior acessibilidade, valorização profissional e melhoria de assistência para os usuários do Sistema Único de Saúde ? SUS.
  
As oficinas e palestras estão sendo ministrada nos dois turnos, contemplando todos os profissionais das Unidades de Saúde Básica da Cidade. ?Todos que estão envolvidos na assistência básica precisam estar esclarecidos frente ao programa que estamos aderindo, tendo conhecimento dos passos que tem que seguir, porque vão ter metas a cumprir. Estas metas estão relacionadas principalmente no melhor acolhimento a população?, relatou a Palestrante, Coordenadora da Atenção Básica, Sandra de Lourdes Serrano Paiva Teixeira.
  
Todos os profissionais que compõem a Atenção Básica, médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos de enfermagem, auxiliares, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e porteiros assinarão, ao final do curso, um termo de compromisso que será emitido e encaminhado ao Ministério da Saúde, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Patos e das Unidades de Saúde com a adesão ao Programa de Acesso e Melhoria de Qualidade.   
  
O Governo Municipal em parceria com o Mistério da Saúde proporcionará à população melhorias na infraestrutura das Unidades de Saúde, uma maior acessibilidade, como também maior qualidade nos serviços oferecidos.
  
As oficinas contemplam os quatro Distritos Geo-Administrativos e em cada turno participam profissionais de cinco Unidades. Também será ofertado para o acervo de cada PSF um Manual, contendo todos os recursos e portarias que regem o Programa para pesquisas posteriores.
  
Dia 18 - DGA1 (Belo Horizonte até o Distrito de Santa Gertrudes)
Dia 19 - DGA2 (Centro e Bairro do Bivar Olinto)
 Dia 20 - DGA 3 (Centro,  São Sebastião, Placas)
Dia 21 - DGA 4 (Monte Castelo, Jatobá, Mutirão, Alto da Tubiba)
 
Ascom 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.