Sexta, 19 de Abril de 2024
25°

Tempo limpo

João Pessoa, PB

Anúncio
Geral Funarte

5ª edição do MoviRio Festival acontece até o dia 28 de agosto

Evento acontece presencialmente após edição em formato híbrido

09/08/2022 às 12h15
Por: Redação Fonte: Funarte
Compartilhe:
Imagem do espetáculo
Imagem do espetáculo "Pé de Cachimbo", presente na programação (Crédito: Leandro Souza)

Um dos principais eventos de dança da América Latina, o MoviRio Festival, oferece uma programação diversificada até o dia 28 de agosto, com o temaTransformação e Reconstrução. Realizado em vários locais da cidade do Rio de Janeiro, o encontro deste ano, traz mostra de curtas e vídeodança, espetáculos, residências artísticas, roda de negócios, espetáculo para crianças, mostra competitiva, mostra de pole dance, além de mesas de conversa. Toda a programação está em www.moviriofestival.com.br

Esta edição traz toda a carga emocional de voltar ao formato presencial. Para isso, a curadoria escolheu as atrações com bastante esmero. Os destaques começam pelaMostra de Curtas e Vídeodança Movie Rio(CCBB/RJ); e pelos espetáculosSobre as Ondas do Mar(Teatro João Caetano), da Vivá Cia. de Dança, e do internacionalSó20(Teatro João Caetano), da Cia. Claudio Bernardo, diretamente da Bélgica.

Criação artística, intercâmbio, diversidade e formação de público estão entre os pilares do projeto que já faz parte do calendário cultural da cidade. Segundo os organizadores, é por meio do MoviRio Festival que pretende-se construir um conjunto de ações inovadoras que intensificam a importante relação da dança em inúmeras potencialidades cênicas. O MoviRio Festival será realizado nos seguintes espaços: CCBB/RJ, Teatro Cesgranrio, Teatro João Caetano, Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), Sede do Movimento, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Praça Tiradentes e praias cariocas.

O MoviRio Festival 2022 tem a realização da Fundação Nacional de Artes - Funarte, com a colaboração do Fundo de Ajuda para Artes IBERO-AMERICANAS - Programa IBERESCENA. O programa integra, atualmente, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e 17 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai) e Wallonie-Bruxelles International, Consulado da Bélgica.

Conheça o MoviRio Festival

Com estreia em 2018, o Festival movimentou o Centro do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 5 mil pessoas, direta e indiretamente, em suas oficinas, espetáculos, palestras e ações em prol do fomento da dança carioca, ganhando visibilidade e engajamento nos principais jornais, revistas, redes sociais e na televisão. Em 2019, através do convite da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, ampliou sua programação para 21 dias consecutivos, alcançando mais de 1 milhão de pessoas.

É considerado um dos maiores festivais de dança da América Latina, por extensão de dias e por sua pluralidade artística. Em 2020, foi o único festival no Brasil que fez apresentações presenciais, em forma de solos, duos e trios, com restrições sanitárias. Agora, em 2022, chega com a proposta de atravessar oceanos e criar pontes através de conexões socioculturais e artísticas com companhias internacionais, democratizando o acesso e o intercâmbio de grandes profissionais reconhecidos mundo afora.

Serviço

5ª Edição MoviRio Festival - “Transformação e Reconstrução”

Até o dia 28 de agosto de 2022

Ingressos: preços populares e gratuitos (ver programação)

Classificação: livre

Locais e horários: consultar programação completa em https://www.moviriofestival.com/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 04h04 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 26° Máx. 30°

Sáb 30°C 25°C
Dom 29°C 25°C
Seg 29°C 25°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio