25°

Chuva fraca

João Pessoa - PB

Senado Federal Senado Federal

Avança autorização para que Associação Médica Brasileira indique membro da Conitec

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta terça-feira (5) projeto que assegura a participação de um especialista indicado pela Associação ...

05/07/2022 às 13h40
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
O projeto é de Rogério Carvalho, que é médico de formação - Geraldo Magela/Agência Senado
O projeto é de Rogério Carvalho, que é médico de formação - Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta terça-feira (5) projeto que assegura a participação de um especialista indicado pela Associação Médica Brasileira (AMB) na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PL 213/2022, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080, de 1990), reunindo a AMB ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Conselho Federal de Medicina (CFM) como entidade com atribuição legal de indicar um representante para integrar a Conitec.

O relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), deu parecer pela aprovação da matéria com uma emenda de redação. Como o projeto foi aprovado em decisão terminativa, segue agora para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para análise de Plenário.

Omissão

Na justificação da proposta, Rogério aponta que houve “inegável omissão legal” quanto à participação na Conitec, de especialista indicado pela AMB, visto que, desde 2000, a entidade elabora diretrizes médicas baseadas em evidências científicas, com o intuito de padronizar condutas e auxiliar o profissional médico nas decisões clínicas relacionadas ao diagnóstico e tratamento das enfermidades mais prevalentes em nosso meio. As condutas são propostas pelas diversas sociedades de especialidades médicas filiadas à AMB, segundo Rogério, que é médico por formação.

Randolfe concordou que houve um lapso do Congresso ao deixar de incluir um representante da AMB entre os integrantes da Conitec. Para o senador, a participação obrigatória de um especialista indicado pela AMB nas análises submetidas à comissão contribuirá para elevar o nível técnico dos debates e qualificar as decisões. O relator apresentou emenda apenas para ajustar a técnica legislativa da eventual futura lei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB Atualizado às 10h29 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes