25°

Chuva fraca

João Pessoa - PB

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Reforma administrativa da Embrapa é tema de audiência na Comissão de Trabalho

Embrapa A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (7) a reforma administrativa ...

05/07/2022 às 13h25
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Foto: Embrapa
Foto: Embrapa

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (7) a reforma administrativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

"No Brasil, uma nova onda neoliberal está em curso e com ela recrudescem as narrativas acerca da necessidade de redução do papel do Estado", critica a deputada Erika Kokay (PT-DF), que pediu a realização do debate.

Segundo ela, esse movimento desconsidera o protagonismo do Estado em ações que garantam mais equidade nas políticas públicas. "A implantação do chamado projeto Transforma Embrapa, iniciativa da atual gestão, espelha bem essa concepção neoliberal."

A parlamentar afirma que esse projeto vincula a agenda de pesquisa da Embrapa às demandas do setor privado. "Nessa perspectiva, tecnologias e conhecimentos gerados serão apropriados por entidades privadas, com capacidade de pagamento pelo produto encomendado", critica. "Essa situação é bastante preocupante posto que o papel do Estado na pesquisa agropecuária é fundamental", alerta.

Segundo Erika Kokay, no novo modelo de atuação a Embrapa teria um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), externo à empresa, que seria o detentor dos direitos de exploração de tecnologias geradas pela Embrapa, "inclusive gerindo os recursos assim produzidos".

A deputada reclama ainda que, nos últimos 8 anos, houve redução do orçamento destinado a investimentos na Embrapa da ordem de 91%.

Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros, os pesquisadores da Embrapa e a secretária-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Dione Melo da Silva.

A reunião será realizada no plenário 12, a partir das 10 horas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB Atualizado às 10h29 - Fonte: ClimaTempo
25°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 30°

Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes