Quinta, 18 de Abril de 2024
26°

Parcialmente nublado

João Pessoa, PB

Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão aprova projeto que amplia prazo para empresa reocupar cargo de pessoa com deficiência

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Para Fábio Trad, medida fortalece o sistema de cotas A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiên...

07/01/2022 às 10h10
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Para Fábio Trad, medida fortalece o sistema de cotas - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Para Fábio Trad, medida fortalece o sistema de cotas - (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que dá prazo de até 40 dias para que as empresas contratem um novo empregado com deficiência, ou beneficiário reabilitado da Previdência Social, para substituir outro demitido. Foi aprovado, com emenda, o Projeto de Lei 626/21, do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG).

O texto também concede prazo de até 90 dias para o preenchimento de cargo vago em razão de pedido de demissão do empregado com deficiência ou reabilitado.

As medidas são direcionadas às empresas obrigadas por lei a cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência (empregam mais de 100 funcionários).

O projeto altera a Lei de Benefícios da Previdência Social, que hoje exige que empresas contratem um novo funcionário imediatamente após a dispensa, para manterem o cumprimento da cota.

Relator na comissão, o deputado Fábio Trad (PSD-MS) avaliou que a medida fortalece o sistema de cotas e defendeu a aprovação do projeto com uma emenda. “Entendemos que o sistema de cotas fica preservado, uma vez que a necessidade de reposição do quadro se mantém”, disse.

A emenda acolhida por Trad foi apresentada pelo deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) e estabelece que se a empresa contratar além da proporção exigida em lei, não há necessidade de reposição obrigatória de pessoa com deficiência ou reabilitada para ocupar o cargo.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e será agora analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 22h35 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 30°

Sex 30°C 25°C
Sáb 30°C 25°C
Dom 29°C 25°C
Seg 29°C 25°C
Ter 29°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio