Sábado, 20 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

João Pessoa, PB

Anúncio
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Audiência vai discutir requisitos para entrada de novas empresas no setor aéreo

Jonathan Campos/AEN-Paraná As concessões aéreas são regulamentadas por resoluções da Anac A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputa...

02/12/2021 às 19h05
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
As concessões aéreas são regulamentadas por resoluções da Anac - (Foto: Jonathan Campos/AEN-Paraná)
As concessões aéreas são regulamentadas por resoluções da Anac - (Foto: Jonathan Campos/AEN-Paraná)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na segunda-feira (6) para discutir os requisitos do processo de outorga de concessões aéreas, regulamentado por resoluções da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) - Resolução 377/16 e outras. O tema também consta do Código Brasileiro de Aeronáutica e do Regulamento Brasileiro de Aviação (Rebac).

O deputado Roman (Patriota-PR), que solicitou a audiência, afirma que são necessárias mudanças nos normativos da Anac para vedar a entrada no mercado de empresas sem regularidade fiscal e com capital social inferior ao necessário para a atividade aérea. "Ocorreram fatos preocupantes no serviço de transporte aeroviário, principalmente em se falando da nova empesa de aviação, a ITA - Itapemirim Transportes Aéreos", diz o deputado.

Roman ressalta que a ITA, de acordo com informações divulgadas pela imprensa, "encontra-se em recuperação judicial, tendo dívidas bilionárias, apresentando cancelamentos de voos antes mesmo de realizar o voo inaugural".

"Recebemos a informação que, após um mês de atividade, continuam cancelando voos e já atrasaram benefícios e salários de funcionários e técnicos, e ainda tiveram alguns deles sendo remunerados com Pix por outras empresas", afirma o deputado.

"Observando o estado de debilidade financeira das empresas aéreas no Brasil e no mundo, tendo inclusive algumas delas sucumbido – deixando dívidas trabalhistas e tributárias com prejuízo para milhares de funcionários e para os entes públicos – é que entendemos que as regras para a concessão devem ser revistas", diz o parlamentar.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- o superintendente de Serviços Aéreos da Anac, Rafael José Botelho Faria;
- o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira;
- o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva;
- o advogado e representante da Família Cola, sucedida na recuperação judicial pelos novos proprietários da Viação Itapemirim, Olavo Chinaglia.

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 12, e poderá ser acompanhada ao vivo e de forma interativa no site e-democracia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa, PB Atualizado às 02h04 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 25° Máx. 29°

Dom 30°C 25°C
Seg 29°C 25°C
Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 25°C
Qui 29°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio