Terça, 19 de Maio de 2026
23°C 28°C
João Pessoa, PB

Câmara analisa MP que aumenta tributação de instituições financeiras; acompanhe

Durante instalação de comissão especial que vai analisar mudanças na Lei Pelé, parlamentares lamentaram extinção do Ministério do Esporte

Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
23/06/2021 às 18h25
Câmara analisa MP que aumenta tributação de instituições financeiras; acompanhe
Plenário reunido em sessão deliberativa híbrida - (Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados começa a analisar agora emendas do Senado à Medida Provisória 1034/21, que aumenta a tributação de instituições financeiras, reduz incentivos tributários da indústria química e limita o valor dos veículos comprados com desconto por pessoas com deficiência a fim de compensar a diminuição de tributos sobre o óleo diesel e o gás de cozinha.

O texto do relator, deputado Moses Rodrigues (MDB-SP), inclui outros temas, como tributação na Zona Franca de Manaus e redistribuição do arrecadado com loterias de apostas esportivas. Para os bancos, a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobe de 15% para 25% até o final do ano (31 de dezembro de 2021) e passa para 20% a partir de 2022.

Um dos temas tratados pelos senadores prevê uma transição mais longa para o aumento do PIS e da Cofins na indústria química com a redução de incentivos.

Assista ao vivo

Confira a pauta completa da sessão

Mais informações a seguir

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.