Terça, 19 de Maio de 2026
23°C 28°C
João Pessoa, PB

Projeto prevê doação da restituição do IR 2022 para mitigar a pandemia

Receita Federal deverá adotar providências na declaração do imposto de renda do próximo ano para destinação dos recursos doados

Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
24/05/2021 às 18h45
Projeto prevê doação da restituição do IR 2022 para mitigar a pandemia
Áureo: na dificuldade é natural o apoio da sociedade a instituições que atendem desvalidos - (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 1178/21 possibilita a doação pelos contribuintes da restituição do Imposto de Renda a entidades assistenciais, com objetivo de mitigar efeitos sociais e econômicos em decorrência da pandemia de Covid-19.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados determina que a caberá à Receita Federal adotar, a partir da declaração anual de 2022 (ano-base 2021), as providências para destinação desses recursos doados voluntariamente.

“O objetivo é apresentar condições para reduzir os impactos da pandemia na parte mais fragilizada da sociedade, que são as pessoas desprovidas de meios para sustento pessoal ou da família”, explicou o autor, deputado Christino Aureo (PP-RJ). A iniciativa, segundo ele, será chamada “Programa Restituindo Vidas”.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.