Domingo, 11 de Outubro de 2026
21°C 31°C
João Pessoa, PB

Judocas de escolas municipais recebem doação de Kimonos

Por: Redação Fonte: Ricardo Souza
19/07/2012 às 19h14

A secretária municipal de educação de Patos (PB), Adalmira Marques, recebeu em seu gabinete na tarde desta quinta-feira (19) a visita dos alunos Anderson Lima Izidro, 16 anos, da EMEF Aristides Hamad Timene, e Yasmim Lima Izidro, 13 anos, da EMEF Humberto Lucena que receberam a doação de 01 (um) Kimono para a prática de aulas de judô.

Anderson Lima é o atual campeão dos Jogos Escolares da Paraíba, etapa regional, na Categoria Juvenil, enquanto que Yasmim Lima é bi-campeã da mesma competição, também em sua etapa regional na Categoria Infanto-Juvenil. O instrutor Major Ramos, da Fundação Mãe Toinha, a gestora da EMEF Humberto Lucena, Maria Amélia da Silva e o Coordenador Pedagógico do município de Patos, Márcio Vieira, acompanharam os alunos na visita a Secretaria Municipal de Educação.

A secretária de educação, Adalmira Marques, destacou o desempenho desses alunos nas competições que participam. ?Além do apoio que a Secretaria de Educação deu pra eles, e continuará dando, esses meninos representam as escolas municipais Aristides e Humberto Lucena e a nós vamos continuar fazendo o possível para que eles sejam vencedores na competição estadual em agosto?, finalizou a secretária.

De acordo com a gestora da EMEF Humberto Lucena, Maria Amélia da Silva, a aula de judô, que faz parte do Programa Mais Educação da escola, é praticada por aproximadamente 120 alunos, divididos em turmas de segunda a sexta-feira na unidade escolar. ?A aluna Yasmim tem sido um exemplo de que o esporte é sempre fundamental na vida do aluno. Então, quando o aluno pratica esporte, quando ele tem também esse apoio, tanto da escola como da secretaria de educação e do seu treinador, ele se sente melhor e mais disposto para competir?, disse Amélia.

O major Ramos, treinador dos alunos destacou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Patos. ?É uma satisfação imensa e é a garantia de um reconhecimento com a chegada de Kimonos oficiais. Isso é muito importante e o município de Patos está de parabéns com a iniciativa da secretaria municipal de educação, bem como, é uma maneira formidável da gente ver o nosso trabalho reconhecido? afirmou Ramos.

O judô é uma arte marcial esportiva criado no Japão, em 1882, pelo professor de Educação Física, Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente.

Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. O esporte teve uma grande aceitação no Japão, espalhando, posteriormente, para o mundo todo, pois possui a vantagem de unir técnicas do jiu-jitsu (arte marcial japonesa) com outras artes marciais orientais.

Airton Alves

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.