
A prefeita Francisca Motta recebeu na manhã desta sexta-feira (3) em seu gabinete, o delegado da Receita Federal de Campina Grande, Gilberto Rios, responsável pelo gerenciamento de atividades na regional formada por 156 municípios, incluindo Patos, para discutir a realização de convênio entre Receita Federal e Prefeitura de Patos, para emissão gratuita de Comprovantes de Situação Cadastral (CPF`s), para famílias de baixa renda.
O objetivo é descentralizar o atendimento e facilitar o acesso do cidadão na resolução de pendências junto a Receita Federal. Gilberto Rios, explicou que o convênio é uma medida nova pensada pelo órgão, que pretende desburocratizar o atendimento. “Nossa visita a prefeita de Patos Francisca Motta nesta manhã foi muito construtiva, inclusive, com o sinal positivo para realização do convênio com o município. O objetivo é descentralizar o atendimento e beneficiar as famílias de baixa renda, principalmente, aquelas que são beneficiárias dos programas sociais”, disse.
Segundo a Prefeita, o convênio vai facilitar o atendimento às famílias de baixa renda, sobretudo, em questão da resolução de problemas relacionados à situação de regularidade do CPF. “Existem muitas situações em que o cidadão vai até a secretaria e volta sem resolver seu problema por alguma pendência no seu CPF, porém, com este convênio o atendente poderá resolver de imediato a pendência e solucionar a questão, evitando o deslocamento do cidadão para outros locais e até mesmo reduzindo o tempo de solução para o caso”, ressaltou Francisca Motta.
Além da instalação da prestação do serviço, o convênio prevê a descentralização do atendimento dentro do município. “Inicialmente o serviço será instalado no atendimento da secretaria de Desenvolvimento Social, mas poderá ser descentralizado posteriormente para outros espaços, a exemplo dos centros de referência e assistência social, o que é positivo uma vez que o atendimento pode ser realizado diretamente nos bairros. Nossa pretensão é facilitar o acesso do cidadão ao serviço, principalmente, aqueles de baixa renda que precisam e muitas vezes não tem a informação de como resolver”, concluiu à Prefeita.
A implantação do serviço no município através do convênio com a Receita Federal será feito após a preparação da documentação pelas duas instituições e assinatura do documento, o que deve acontecer em breve.