Terça, 14 de Julho de 2026
23°C 27°C
João Pessoa, PB

Profissionais da Atenção Básica passam por capacitação para utilizar o E-SUS nas unidades de saúde

Por: Redação Fonte: Coordecom
14/01/2016 às 07h38
Profissionais da Atenção Básica passam por capacitação para utilizar o E-SUS nas unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de Patos por meio da Gerência de Atenção Básica e Setor de Sistemas de Informação está promovendo desde a última segunda-feira, dia 11, uma capacitação sobre o preenchimento das fichas do E-SUS para todos os profissionais que atuam na atenção básica do município.

Os primeiros a passarem pelo treinamento foram os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Já na terça-feira, dia 12, foi a vez dos médicos, e dando seguimento nesta quarta-feira, dia 13, quem recebeu a capacitação foram os dentistas.

De acordo com a coordenadora do Setor de Sistemas de Informação, Maria da Silva Ramalho, o E-SUS integra o Sistema de Informação da Atenção Básica e tem como objetivo informatizar os processos de trabalho e otimizar a gestão.

“Hoje na secretaria de saúde nós digitamos e alimentamos o sistema com os procedimentos de todas as 40 unidades. Então, considerando as outras atribuições da coordenação de sistemas e buscando promover uma maior independência dos profissionais da atenção básica, uma vez que eles preencherão as fichas correspondentes e alimentarão o sistema com as informações,” revelou.

A partir de 1° de fevereiro os profissionais já colocarão em prática tudo que foi passado no treinamento, podendo assim contribuir com maior agilidade no processo de trabalho, como afirma a dentista da UBS Enaldo Torres, Isabelly Dóia. “É de grande importância para nós, uma vez que poderemos executar a produção com mais qualidade, informatizado, tudo digital, utilizando a tecnologia a nosso favor,” disse.

A dentista da UBS Evaristo Guedes, Galgane Quirino, aprovou a iniciativa e acredita que a partir do uso da ferramenta será possível desempenhar um trabalho mais prático e independente. “É um trabalho podemos fazer ainda dentro da unidade de saúde, aí vai facilitar tanto para a gente como para o pessoal da secretaria de saúde, já que teremos a chance de preencher a ficha no fim de cada dia de atendimento e de imediato passar para o sistema de forma ágil e prática,” comentou.

Segundo o gerente da Atenção Básica do município, Diego Andrade, o Ministério da Saúde preconiza a informatização da Atenção Básica. “Diante destas portarias do Ministério estamos realizando este treinamento com todas as categorias no que se refere ao preenchimento do E-SUS em sua totalidade. Sem dúvida o E-SUS no âmbito informatizado vem para facilitar e melhorar os processos de trabalho, contribuindo assim para a prestação de um serviço com mais qualidade à comunidade,” finalizou.

O treinamento para a utilização do E-SUS se estende até esta quinta-feira, dia 14, com a capacitação dos agentes comunitários de saúde. A oficina terá início às 8h no auditório do SAMU.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.