
Teve início na última sexta-feira, 13, a vacinação antirrábica para cães e gatos no município de Patos. A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde elaborou um calendário de vacinação começando pelos bairros mais distantes com o objetivo de imunizar o maior número de animais.
Desde o início do calendário que equipes de vacinadores visitam a zona rural de Patos. Durante a terça, quarta e quinta-feira as equipes estarão pela zona rural do Distrito de Santa Gertrudes, e finalizando na sexta, dia 27, vacinando na zona urbana do distrito. Também já receberam as equipes de vacinadores os bairros Matadouro, Sete Casas, Vila Mariana Conjunto dos Sapateiros, Nova Conquista e Alto da Tubiba. Ainda na sexta-feira, dia 27, o Conjunto Geralda Medeiros estará recebendo as equipes para vacinação.
O Dia ‘D’ de vacinação será neste sábado, dia 28, quando todas as unidades, exceto as que já receberam as equipes, estarão abertas das 8h às 17h para receber a população que estará levando seu animal de estimação para tomar a dose da vacina.
“Vacinar é antes de tudo um ato de amor para com o animal de estimação. Esperamos que a população, assim como vem fazendo todas as campanhas, atenda nosso chamado e leve seus bichinhos para serem imunizados,” convidou o gerente de Vigilância em Saúde do município, José Rodrigues de Amorim.
Amorim revelou ainda que para que o trabalho seja feito com maior agilidade foi firmada uma parceria com o Curso de Medicina Veterinária da UFCG. “A população canina a ser vacinada no município é consideravelmente grande, chegando aproximadamente a 10 mil cães, e para que consigamos atingir nossa meta e manter nosso município livre da doença é preciso unir forças em prol da causa,” disse.
O calendário de vacinação na zona rural se estende ainda até o dia 03 de dezembro, para que toda população animal que se enquadre na meta seja vacinada.
Devem ser imunizados cães de gatos com idade superior a três meses de vida, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio. Avacinação antirrábica é o fator de maior importância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana.
Segue o calendário de vacinação:
Zona Rural
Terça-feira, dia 24 – UBS Antônio Urquiza – área dos ACS Ari e Luiza
Quarta-feira, dia 25 – UBS Antônio Urquiza – área dos ACS Cosmo e Lucio
Quinta-feira, dia 26 – UBS Antônio Urquiza – área dos ACS Kaline e Risonete
Terça-feira, dia 1° de dezembro – UBS Yoyô Laureano – área dos ACS Arnóbio e Evangelista
Quarta-feira, dia 02 de dezembro – UBS José de Oliveira Pio – Campo Comprido
Quinta-feira, dia 03 de dezembro – UBS Yoyô Laureano – área da ACS Maria Leite
Zona Urbana
Sexta-feira, dia 27 – UBS Antônio Urquiza – Distrito de Santa Gertrudes
Sexta-feira, dia 27 – Conjunto Geralda Medeiros
Sábado, dia 28 – Dia ‘D’ – Todas as UBS