Terça, 14 de Julho de 2026
23°C 27°C
João Pessoa, PB

Vigilância ambiental alerta população sobre medidas no combate ao mosquito da dengue

Por: Redação Fonte: Coordecom
21/11/2015 às 00h16
Vigilância ambiental alerta população sobre medidas no combate ao mosquito da dengue

Com vistas à sensibilização da sociedade com relação aos perigos à saúde oferecidos pelo mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, concedeu na manhã desta sexta-feira, dia 20, entrevista à imprensa para lembrar a população dos cuidados que precisam ser tomados no tocante à prevenção da doença e extermínio do mosquito.

De acordo com Gorete Batista, os cuidados devem ser tomados durante todo o ano, e vão desde não deixar água parada ate a limpeza dos reservatórios de água das residências. O maior índice de concentração dos focos dos mosquitos está dentro das residências, por isso é importante o engajamento da população no combate ao aedes aegypti.

“A gente sabe que o mosquito hoje não é responsável apenas pela transmissão da dengue, mas também de outras doenças como a chikungunya e o zika vírus. Então precisamos cada vez mais unir forças para que o mosquito não vença essa luta, nós somos mais fortes e sabemos como combatê-lo. A melhor forma ainda é a da prevenção, manter nossas residências livres dos focos, através de medidas simples que todos de casa podem tomar,” orientou a coordenadora.

Ainda segundo a coordenadora, as equipes de agentes de endemias continuam o trabalho rotineiro de combate à dengue, com visitas domiciliares e repasse de orientações à população sobre as formas de prevenção dos focos.

A Vigilância Ambiental de Patos funciona próximo à Praça Edvaldo Motta, no Centro da cidade. Dúvidas, denúncias e agendamento de visitas podem ser feitas diretamente na sede, como também pelos telefones (083) 9 8780-4884 ou (083) 9 9682-3196.

Siga as dicas e seja um aliado nesta luta:

1 - Mantenha caixas ou tonéis de água fechados com tampa adequada;

2 - Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;

3 - Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;

4 - Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;

5 - Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;

6 - Não deixe pneus expostos com água no interior;

7 - Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;

8 - Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.