Terça, 14 de Julho de 2026
23°C 27°C
João Pessoa, PB

Estudantes de escolas patoenses realizam caminhada contra racismo

Por: Redação Fonte: Ricardo Souza
19/11/2015 às 15h48
Estudantes de escolas patoenses realizam caminhada contra racismo

Estudantes das escolas Auzanir Lacerda e Premem, realizaram uma caminhada na manha desta quinta-feira (19). O ato público marca a semana da consciência negra que se encerra nesta sexta-feira.

Os alunos do Auzanir Lacerda partiram do bairro Jardim Lacerda, na zona norte da cidade de Patos, levando cartazes, apitos e muita animação. A caminhada foi conduzida por uma versão escolar do Olodum.

Para a estudante Natália, do 1º ano do ensino médio da escola Auzanir, o preconceito é algo que deve ser erradicado da sociedade. “Preconceito é coisa de gente que não em o que fazer e nós, mesmos, temos que deixar pra lá o preconceito que existe em nossa sociedade”, destacou.

Paula Luzia, que também estuda no Auzanir, deixou sua opinião sobre o preconceito e descriminação racial. “Preconceito é para pessoas sem inteligência e isso não tá com nada. Desde segunda-feira estamos com esse projeto para conscientizar as pessoas sobre o preconceito existente com os negros e com setores da sociedade”, pontuou.

Na chegada ao centro de Patos, estudantes do Auzanir juntaram-se aos da escola Premem em caminhada até a concha acústica onde houveram apresentações culturais.

[app]

A diretora do Auzanir, Veria Lúcia explica como está acontecendo a programação alusiva a semana da consciência negra na escola.

“Nós trabalhamos isso como parte dos conteúdos disciplinares e todo esse trabalho com relação ao não preconceito e a não descriminação, nós culminamos nessa semana denominada “Semana de Afro brasilidades”, onde 19 personalidades negras estão em destaque e sendo trabalhadas na escola. Já tivemos debates sobre religião e religiosidade, políticas públicas para a juventude negra, e mesas redondas sobre preconceito e racismo”, afirmou.

A programação da Semana de Afro brasilidade continua até amanhã, na escola Auzanir Lacerda, em Patos. Na tarde de hoje, acontece exposição a partir das 14 horas.

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro comemora-se no Brasil o Dia da Consciência Negra. Foi nesse dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi dos Palmares, a maior liderança mais conhecida do chamado Quilombo dos Palmares, que se localizava na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. A fama e o símbolo de resistência e força contra a escravidão mostrado pelos palmarinos fizeram com que a data da morte de Zumbi fosse escolhida pelo movimento negro brasileiro para representar o Dia da Consciência Negra. A data foi estabelecida pela Lei 12.519/2011.

maispatos.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.